quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cuidados e informações


                                                                                                                                Alimentação

Os hamsters podem comer basicamente tudo, é aí que mora o perigo. Atenção, alista de coisa permitidas e não permitidas:
Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolos, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, pipoca sem sal, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.                                                                                                                                              

Gaiola e equipamentos


Gaiola

As gaiolas mais baratas podem custar R$ 25,00 e as mais caras e luxuosas custam mais de R$ 300,00. Dependendo do modelo da gaiola, os terrários de vidro e caixas de plástico também são uma boa opção, mas há quem diga que este tipo de instalação favorece o surgimento de fungos.


Bebedouro

O bebedouro é um dos equipamentos necessários. Bebedouros para hamsters devem ser do tipo mamadeira pois hamsters não devem ter contato com água. A melhor opção são os bebedouros com bico de alumínio.


Comedouro

É basicamente um pequeno pote para colocar a ração do hamster.


Rodinha

É uma roda onde o hamster corre para se exercitar. Este equipamento é necessário em todas as gaiolas, pois no seu habitat natural os hamster costumavam correr muitos quilômetros por dia e esta serve para substituir em parte este hábito. Quando adultos, a roda deve de ter entre 18 a 20 cm, pois rodinhas demasiado pequenas podem causar problemas de coluna aos hamsters.


Túnel

O túnel é um equipamento desnecessário. É basicamente um tubo de plástico, ou outros materiais como acrílico. Ele como já dito é um pouco desnecessário, mas os túneis acrescentam muito na diversão do hamster em sua gaiola.


Globo

É uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.                                                                                                                                                      

Doenças

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.Porém, antes de dar qualquer remédio ou diagnóstico ao hamster procure um veterinário.


Diarreia

Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.


Resfriado

É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.


Hibernação

Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.


Sarna(perda de pêlo)

Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.


Crescimento excessivo dos dentes

Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.


Obesidade

A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se o seu está lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é indispensável.                                                                                                            

Comportamento

Os hamsters sírios são solitarios. Não podem ser mantidos juntos numa mesma gaiola porque brigam e, na natureza, só se encontram pacificamente para areprodução.Não pode ser colocado fêmea com fêmea nem macho com macho.
Suas atividades começam normalmente à noite, permanecendo até o início da manhã.
Eles normalmente não enxergam bem, independente do horário, identificando os alimentos e objetos normalmente pelo cheiro(se as mãos do dono estiverem com cheiro de comida, o hamster morderá sem hesitar).


Banho

Os hamsters não necessitam de banhos, podem ficar resfriados de entrarem em contato com a água. Também não podem tomar banhos com o pó de banho, porque pode ficar um pouco desse pó em seu pelo, e na hora em que forem se lamber, pode levar à morte. Os hamsters tomam banhos sozinhos lambendo o próprio pêlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário